segunda-feira, 1 de junho de 2015

OPOSIÇÃO MAIS DO MESMO

Fomos expectadores no mês de Maio, de mais uma tentativa golpe contra o Governo Democrático e Popular de Paulo Hadich. Tentativas de Comissão Processante contra o Prefeito e contra o Vereador Raul Nilsen foram protocoladas na Câmara Municipal, pedindo ao final do processo á cassação do mandato de ambos. O motivo é a condenação, sem dolo e sem ilegitimidade, apenas o pagamento do valor do contrato de nebulização da dengue em 2013. A decisão é ainda em primeira instancia, cabendo recurso, bem como a mesma esta sendo discutida no âmbito criminal e não civil.

A falta de argumentos e provas que pudessem comprovar corrupção no processo, foi sem dúvida o que mais chamou á atenção nos dois pedidos. Um apresentado em uma semana e outro na semana seguinte. Os dois foram arquivados pelos Vereadores, sendo que apenas a oposição, como não poderia deixar de ser votou pela abertura do processo.

Alguns dos apoiadores e defensores da abertura da comissão processante, utilizavam-se de dois únicos argumentos. O primeiro da necessidade de apurar toda e qualquer denuncia contra os agentes políticos. O segundo é de que no caso do Ex Vereador Edmilson Gonçalves, cassado em 2013, a Câmara não utilizou-se de expedientes, utilizados agora tanto para o Prefeito, como para o Vereador Raul. Defendem que uma vez utilizado aquele mecanismo, abre-se precedente. O atual Secretario de Negócios Jurídicos do Legislativo José Evangelista, com muita propriedade rebate, dizendo, não vou incorrer no mesmo erro. Nas duas situações, mesmo a Presidência levando o caso para decisão do Plenário, seu parecer foi contrario a abertura.

A inconsistência jurídica, era grande nesta onda falsa de fiscalizar e investigar o Executivo. Primeiro no caso do Prefeito e mesmo de Raul, o processo esta ainda em tramite. Segundo Vereadores tem regime próprio para serem investigados, que é a coregedoria parlamentar, mas mesmo assim no caso do Raul Nilsen, também não caberia. A cantilena do caso Edmilson, deve ser encarada como um engodo, para sem responsabilidade sangrar politicamente com claros objetivos eleitorais.

O Ex Vereador Edmilson, foi encaminhado para a Corregedoria, pela então Presidência da casa na época. Porem uma liminar judicial, obrigou a casa a colocar em votação a abertura ou não de uma CP. O erro foi ter aberto. Mas não justifica que o errado deva ser repetido ou utilizado para todos os caso. A Câmara Municipal com a decisão de arquivar estes processos, em especial o referente ao do Vereador Raul Nilsen, recoloca a questão para os procedimentos corretos e éticos.

Por outro lado, a derrota da oposição, mostra sua incapacidade de fazer a disputa no campo dos projetos para a cidade. Mais uma vez, lança mão de métodos que em nada contribuem para a democracia e o desenvolvimento da cidade.

Já a casa de Leis, pode com tranquilidade, realizar os debates políticos que realmente interessam a população, sem crises desnecessárias, capitaneadas por quem não tem a cidade como prioridade.


quinta-feira, 30 de abril de 2015

GARANTIR DIREITOS OU BARBÁRIE.

Amanhã, é dia primeiro de Maio. Se comemora no mundo todo, O Dia do Trabalhador ou para patrões O Dia do Trabalho. Para os movimentos sociais e sindicais, e para mim, amanhã é Dia do Trabalhador. No Brasil, a dualidade no foco do dia, sempre ocorreu. É Histórico, entidades patronais, e até de trabalhadores, desfigurarem o real significado desta data, realizando festas, sorteios de prêmios, muitas delas com financiamento de empresas.

Porem na imaginação do Brasileiro do chão de fábrica em especial, o 1º de Maio que fica é o de luta, de reflexão sobre seus direitos e sua vida. Tivemos Dias dos Trabalhadores memoráveis, como o de 1968, quando o então Governador de São Paulo Adhemar de Barros, foi vaiado em plena praça da sé, durante o regime militar. Também inesquecível, o das greves do ABC, em especial de 1979, onde no Estádio de Vila Euclides, os Metalúrgicos, mais de 100 mil, viam sob suas cabeças os Helicópteros da repressão militar.

Podemos citar exemplos no Mundo, mas o que importa, é que mesmo o caráter festeiro e 
degenerativo que a Direita tenta dar ao Dia, nos corações e mentes de trabalhadores urbanos e rurais, primeiro de Maio, é dia de estar com os companheiros e pensar nas reivindicações e necessidades de todos. Mesmo com a importância reduzida nos últimos anos, é preciso preservar este símbolo, das lutas operárias.

Mas do que nunca, o 1º de Maio de 2015, tem que ser de reflexão, organização para lutar. Desde o Golpe Militar de 1964, que os trabalhadores não estavam tão ameaçados em seus direitos. As Medidas provisórias que dificultam o acesso ao Seguro Desemprego e as aposentadorias e pensões do Governo Dilma e a recente aprovação do maior golpe aos direitos consagrados na Constituição de 1988, a Terceirização completa dos serviços, são sinais de que dias ruins estão por vir.

O avanço do Conservadorismo, desde 2013, abriu portas para que os interesses de Capitalistas pudessem tornar-se realidade. O Governo de Dilma Rousseff contribuiu para estes ataques, quando apresenta á sociedade um plano de ajustes que sacrificaram 100% os pobres e trabalhadores. O Congresso formado em sua maioria por Parlamentares de claros compromissos com o Capital, é outro elemento, para precarizar direitos e próprio trabalho.

As futuras gerações encontraram um mercado de trabalho, desregulamentado, precarizado, sem garantias de direitos, nem imediatos e nem para o futuro sem trabalho ou aposentado. 

A Barbárie que após a derrubada do Muro de Berlim e a ascensão do Neo Liberalismo, alguns preconizavam, pode se tornar real no Brasil do Século XXI.

As mídias aliadas de um Brasil Patrão, e sem direitos, não consegue enxergar que as fabricas de seres humanos, famélicos e em deterioração que a História mostra em meados do Século XIX e inicio do Século XX, pode ser ressuscitada.

É hora de refletir. Mais do que pensar, chegou o momento de tomar as ruas, impedir esta chacina em nossos direitos.


O Dia do Trabalhador, mesmo com as festas é o momento para nos fortalecer. 

sexta-feira, 24 de abril de 2015

A VOLTA DO VOTO DE CABRESTO OU O CORONELISMO

A História do Brasil, a partir de governos Republicanos, mesmo em períodos de Ditadura, a de Vargas e o Estado Novo e a dos militares, não se votava para Presidente ou Governos de Estado no caso da de 1964, mas o sufrágio universal fez parte do universo dos Brasileiros, durante um pouco mais de um século, até agora.

Mas na maioria dos períodos Históricos, o voto sempre foi uma mercadoria de luxo para as elites que governavam e que eram (e ainda o são), detentoras dos meios de produção. Na Republica velha, só votavam os Homens alfabetizados, onde a maioria da população por ser mulher e analfabeta não tinha direito de escolher seus representantes. Depois mesmo com o voto feminino na década de 1930 do século passado, o direito a votar ainda pertencia as elites letradas.

No Nordeste do País, no interior do Sul e de São Paulo, se descobriu nos anos 50, o fenômeno do Coronelismo. Consistia na verdade em um fazendeiro rico, único empregador, daquele local ou cidade, que em troca de emprego e comida, cabrestava seus empregados a votarem nele quando era candidato ou alguém do seu grupo. Isto perdurou durante anos. Em alguns rincões a pratica ainda persiste.

Com a redemocratização do Brasil em 1985, e a promulgação da Constituição de 1988, as regras ficaram mais transparentes, inclusive se abordando praticas comuns do dando que se recebe de forma descarada. Hoje ainda o voto é leiloado, por míseros denários, porem em menor escala.

No momento em que se aprofunda a necessidade de combater a corrupção, com uma Reforma Politica que institua o Financiamento Público, a Fidelidade Partidária, o fortalecimento das instituições Partidárias, o Senado Federal aprova um Projeto do Senador Tucano José Serra, que reinaugura o caciquismo e a força descarada do poder econômico, com o famigerado voto distrital ou de paróquia.

O Projeto aprovado pelos Senadores, agora precisa ser votado pelos Deputados na Câmara Federal. Na verdade ele consiste em dividir as cidades com mais de 200 mil eleitores em distritos, igualmente ao numero de cadeiras na Câmara de Vereadores local. No caso de Limeira, seriam 21 os distritos. Cada distrito elege um Vereador. Cada Partido pode se quiser registrar um candidato em cada feudo deste. É eleito o mais votado dentro do distrito.

De cara acaba com a fidelidade e proporcionalidade do Partido. Instituí o debate de varejo e descolado do restante da cidade. Ressuscita a figura do Coronel ou do cacique Partidário. Basta o poder econômico ou politico ou até religioso, para o sujeito se eleger.
Serra seu Partido o PSDB e seus aliados, reafirmam seu compromisso com a concentração de poder politico e a despolitização da população e famoso voto de Cabresto.

Em um momento onde o conservadorismo e posições reacionárias tomam as redes sociais, as mídias outras, bem como as ruas, a instituição do Voto Distrital, me faz lembrar de figuras lendárias de nossas telenovelas, do Prefeito Odorico Paguaçu de Bem Amado ou o Coronel Sinhosinho Malta. O primeiro fez como uma obsessão em seu mandato a inauguração de um cemitério, mas nunca o conseguia, porque ninguém morria na cidade. 
O outro construiu uma farsa a do Santo Roque Santeiro, para explorar politicamente e economicamente a cidade.

Me parece que se passar a aberração de Serra, teremos inúmeros candidatos á Odoricos e Sinhozinhos.


sexta-feira, 17 de abril de 2015

O QUE È UM TROLL ?

Você é um Troll e faz parte de um grupo de Trolls. Por isto não te reconheço nesta rede social. Ouvi isto de um internauta falando a outro internauta. Na verdade o trecho desta conversa foi fruto de uma pesquisa que fiz nas redes, após uma dica do companheiro Wilson Zanetti, que vem refletindo igualmente a mim, sobre o comportamento das pessoas, no Facebook, no Twitter e na rede de computadores em geral.

Ele como eu, após ler seu email como a dica/preocupação, fui ao Wikipédia, digitei Troll no Google e apareceu dois arquivos. O primeiro diz respeito a uma figura folclórica e mitológica da região da Escandinávia. Diz respeito a uma criatura parecida com um Ogro, feia e assustadora, mas dócil e trabalhadora. O segundo ao contrario do primeiro nada tem a ver, com a figura da terra dos Vikings, trata-se de um aspecto comportamental nada carinhoso ou bondoso.

Um Troll é uma gíria da internet, derivada da expressão Troolling for suckers, tradução: lançando a isca para os trouxas.

O Troll representa uma pessoa cujo o comportamento cibernético, tem como objetivo rotineiro de no cotidiano, provocar e enfurecer outras pessoas das quais discorda. Seu comportamento é como um teste de ruptura da etiqueta e do respeito ao pensar e agir diferente ou as vezes disseminar maldades gratuitas e sem sentido.

Este ser digital, irrompe em tentativas de desconstruir imagens e moral. A desestabilização, é cruel e não tem lugar para o bom senso, ou a liberdade para ser convencido. O Troll é sempre o dono da verdade, ele não dá espaço para o debate fraterno. Geralmente sua tarefa é confundir o interlocutor, deixa-lo na irritação, faze-lo perder a cabeça ou abandonar, a discussão. Aconteceu de internautas, abandonarem seus perfis nas redes, por conta da ação de Trolls.

Os mais notáveis na vida como Troll, são os da disseminação da ignorância. Gostam de xingar, ofender, até para esperar uma reação do ofendido na mesma medida e aí baixar de vez o nível da postagem e com isto desconstruir o objetivo dos textos. Os Trolls neste quesito baixam o nível mesmo. Um outro muito conhecido é o Intelectual. Ele até tem conhecimentos, estuda e pesquisa, mas sua intenção é rebaixar o oponente, quase sempre questionando o nível educacional.

Ultimamente os Trolls tem se organizado em grupos. Costumam ser poucos,mas aos escolher temas e assuntos de apelo popular, arregimentam trolls inconscientes. Por exemplo o discurso de ódio as esquerdas, e em especial ao PT, basta meia dúzia de Trolls despejar toda violência verborrágica e midiática, para crescer o numero de adeptos a este assunto.

O Troll trabalha muito com a ideia do senso comum. O alimenta com seus jargões quase sempre conservadores e de fácil compreensão. Homossexuais, Negros, Mulheres e políticos de esquerda são vitimas preferenciais das táticas e discursos desta turma.

O Troll também pode criar e cria os Fakes, fantasminhas da rede.  
Como Combater ? Bem a mais eficaz é ignorar, excluir de seu perfil e em caso de desrespeito e agressão uma boa ação judicial.



domingo, 22 de março de 2015

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE?

Certa Vez o Vereador Wilson Cerqueira, me disse que em se tratando de Direitos Humanos, não existe meio termo. Resumindo, ou se é a favor ou se é contra. É certo que boa parte das pessoas tem dificuldades em compreender, o que são e sua importância. Há muita desinformação. Principalmente das instituições que não conseguem trabalhar o conceito como fundamental para uma Cultura da Paz e de Garantias de Direitos.

Por exemplo a Educação ainda não trabalha no processo pedagógico a concepção de Direitos Humanos em seu currículo. Há algumas parcas experiências, importantes, mas insuficientes. É através da escola que se pode constituir um desenvolvimento na criança de respeito as diferenças, de um espirito de solidariedade, de defesa de direitos constituídos.

Outra instituição deveras necessária para a Sociedade é a Imprensa. Família, Escola e Comunicação, este tripé é comum a todas as pessoas, convivemos em torno destas instituições todos os dias. A imprensa e todos os veículos de comunicação, passam a ser fundamentais, na massificação de conceitos e culturas. Nosso povo se orienta sim pelas imagens da TV, pelas ondas do Radio, pelas redes sociais, por Jornais e Revistas.

E aí que a responsabilidade do intitulado por alguns como o quarto poder, cresce a medida que não trabalha em sua grade princípios norteadores de uma sociedade Democrática. A veiculação de programas sensacionalistas, que estimulam a violência, em especial sempre com os pobres, nunca contra os promotores do crime organizado, bem como uma cultura machista e homofóbica, estão estampadas em nossa mídia.

A onda conservadora e reacionária, a qual estamos acompanhando, tira das catacumbas, discursos que a muito não ouvíamos. Ganha força, defesas de governos Autoritários e Anti Democráticos. As ruas e a Internet tem sido contaminada, com manifestações racistas, de denegrir as mulheres e Gays. O individualismo e a intolerância me parece tem dominado noticiários e nossa vida cotidiana.

Um exemplo clássico de desrespeito e ao mesmo tempo de desserviço a informação, é matéria “De Bandidinhos e Bandidões”, publicada hoje na página 09 do Jornal a Gazeta de Limeira, assinada pelo Jornalista Ricardo Galzerano. Os ataques do Jornalista, são velhos e improdutivos para quem quer uma Sociedade de Paz e de respeito. Distorce o conceito de Direitos Humanos e esconde as raízes e os verdadeiros criminosos, aqueles do colarinho branco, e manda pra fogueira os pés de chinelo. Defende a maioridade penal, mas não tem coragem de defender como crime hediondo a corrupção e o trafico de drogas e outros.

Penso que não há meio termo para questões vitais para o bem estar e a vida do ser humano. Não há como remediar. O tempo do olho por olho dente por dente já terminou. Ou melhor deveria, terminar. 

segunda-feira, 16 de março de 2015

È POSSÌVEL PRODUZIR SERES HUMANOS INTEGROS E QUE LUTE PELOS SEUS DIREITOS, AFIRMA MAX TEBALDI

Conheci Max Tebaldi, ou Nelson Tebaldi, seu nome de Batismo, nas redes sociais. Através de seus comentários em minha página, pude me aproximar deste exemplar de ser humano, que acredita na raça humana, de que ela é capaz de se reinventar e mudar a sociedade. Aos poucos fomos nos enturmando, e constatando que tínhamos muito em comum.

Pude conhecer através dele, mais a fundo a História de uma Família de lutadores e sonhadores de uma sociedade igualitária, justa e fraterna. Os Tebaldis, em particular, seu Pai Bruno e seu Tio Waldemar, foram vitimas da Ditadura Militar. Presos, Torturados e humilhados, não se deixam se apagar pelo horror e terror daquele regime. Lutaram contra e por liberdades.

Do Tio Waldemar, Max Tebaldi (Ele é cantor e radialista, o Max é nome artístico), herdou a convicção de que a Democracia tem que ser Participativa e um homem público, deve priorizar as demandas dos pobres. Do pai Bruno Tebaldi, traz a honestidade, a seriedade e a convicção de que a Ética é fundamental para se construir um ser humano melhor.

Para Max “Estamos vivendo uma crise de valores há muito tempo”, e isto coloca a humanidade em xeque, pronta a ficar no fio da navalha, entre uma Sociedade mais humana e a Barbárie. Esta clareza e senso critico, me convenceram a fazer esta entrevista com ele.
Primeiro que a História dos Tebaldis, é parte da História do Brasil, e nesta serie sobre a Ditadura Militar, muito ajuda na preservação da memória. Segundo, as novas gerações, precisam se ater a um ideário que una uma vida Ética, Solidária e com espírito transformador.
Nada melhor do que ler as linhas abaixo e concluir que Seres Humanos, que repulsam a individualidade e a violência, devem ser constantemente exemplos para os Jovens e assim evitarmos a massificação da competividade e do Individualismo.
Termino a Entrevista com dois Poemas. Um do Sr. Bruno e outro do Sr. Waldemar. A Poesia é sinônimo de Revolução.

1.    Nos dias de hoje, ainda é possível se produzir seres humanos íntegros, compromissados com princípios éticos, como seu Pai Bruno e seu Tio Waldemar?. É utópico acreditar, que não há motivos para desacreditar nos seres Humanos?.

Sim, é possível produzir seres humanos íntegros, probos, fraternos e justos , que incentivam  o homem a lutar pelos seus direitos de igualdade , liberdade e justiça para  que ele possa sentir-se senhor do seu próprio destino. Mas por enquanto, bem pouco , porque não há elementos - pessoas o suficiente -  que os inspire, pelo fato da propaganda da ideologia política do neoliberalismo ,que para a maioria soa como uma filosofia de vida  viável para todos, estar ainda forte apesar do capitalismo - filosofia que não comporta indivíduos com tais valores - que hospeda esta ideologia ,  estar exaurido. Sendo assim, tem-se a ideia de que não existe outra alternativa para a população mundial, porque não é jogado luz na possibilidade de criar pessoas que lutam   norteados por objetivos  que visam o bem comum , com ética , honestidade e sem interesse próprio.


2.    Quando você foi ter a dimensão da militância de seu Pai e de seu Tio?. Como encarou esta descoberta?

A principio , quando presenciei a perseguição politica e prisão por parte da ditadura civil-militar,  sofrida pelos dois.  No inicio , pelo fato de eu ter vivido isso com pouca idade, para ser sincero, encarei como uma coisa de ficção ,  sem ter a dimensão da importância e gravidade do que estava acontecendo e sobre o que significava a luta pela liberdade , democracia e pelos ideais socialistas. Mas a intensidade com que lia a respeito do assunto e a observação da realidade , permitiu que eu pudesse entender o porque  da escolha dos dois, principalmente a  do meu tio , que estava em uma posição privilegiada, conseguida com muita luta desde quando saiu  ainda bem jovem da casa dos pais para estudar no Rio de Janeiro, pois já era formado em medicina e colhia os frutos do status , mesmo assim  decidiu lutar pela liberdade , pelas causas dos excluídos e por  justiça social. Depois de comparar os dois lados , socialismo/capitalismo e ter  consciência  de que meu pai e meu tio  tinham um  ideal em pro do bem comum, e inclusive, na medida do possível colocaram isso  em pratica , foi fascinante e motivo de muito  orgulho.

3.    O Sr. Bruno foi Vereador, pouco antes do Golpe. Pela Biografia de teu Pai, ele já questionava o sistema sócio politico e econômico do País. Estas foram as razões de sua prisão, uma semana após o 31 de março de 1964?. Como seu Bruno entendia o papel de um político?.


Meu pai sempre buscou a prosperidade intelectual para criar condições para combater o sistema e jogar luz no discurso fraudado e "salvador" dos liberais, e para combater a liberdade de uma raça fundada na escravidão , na exploração de outra , como sempre fez o capitalismo. No Brasil, a maioria que acredita que é livre, está escravizada pelos que oferecem as malditas e enganadoras "compensações" do neoliberalismo democrático. Que aprisiona com o consumo a conta-gotas que a massa imagina ser a divisão correta da produção da riqueza. Meu pai entendia , e sempre procurou se manter assim, que um verdadeiro líder  absolve e interpreta , com fidelidade as angustias e os anseios de seus seguidores. Que vive o drama gerado pelas causas injustas contra os oprimidos e convive com eles. Que fala por quem não sabe falar, e que considera a vida e a causa que se propõe a defender , mais valioso que a própria vida. Assim , procurou ser, meu pai. E só não embarcou em uma missão do grupo de combate a ditadura civil-militar, porque os seus lideres foram mortos pelo exercito.



4.    Os Tebaldis eram Marxistas? Qual eram as principais referências deles?

Sim. Mas se inspiravam também nas ideias de Fidel.  Em seus textos , meu tio Tebaldi, é dessa forma que também era conhecido ,  discorre muito sobre Marx  e , inteligentemente joga luz em algo que o filosofo alemão criador da teoria comunista não considerou ao elaborar a sua obra  que influencia até hoje os ensinos das universidades pelo mundo. Ao elaborar sua teoria , Karl  Marx não considerou a seleção natural do homem .Nossas referencias, minha , do meu pai e do meu tio,  envolve vários socialistas, filósofos  e ideólogos  com várias correntes de pensamento com o objetivo de mudar uma espécie de sociedade que só serve para privilegiar uma pequena minoria  em detrimento da imensa maioria , sacrificando grande parte dela.

5.    A Ditadura trouxe marcas e sequelas profundas em sua Família. Como foi enfrentar, primeiro a prisão do Pai, depois o desemprego?. Como vocês superaram aquela situação e quais as consequências, até hoje?.

A prisão do meu pai , efetuada  pela ditadura civil-militar , foi uma coisa inesperada pelo fato de ele ainda não estar atuando nos movimentos de resistência contra a ditadura , mas sim pelo seu  perfil intelectual e pelas "mas companhias" que era observado pela população da pequena cidade de Artur Nogueira, antro dos ignorantes e conservadores da  época, e que o denunciou , movido pela propaganda  dos militares, do poder econômico e da mídia , ou seja , das classes conservadoras que se apoderaram do Brasil naquele momento para assalta-lo. Esta prisão foi o passaporte para a militância a nível nacional , onde esteve em contato com os grupos da guerrilha e participou das reuniões nos chamados Aparelhos , situados na capital. A sua prisão deixou sequelas gravíssimas. Ele foi perseguido pela sociedade , pela comunidade local e não se reergueu mais economicamente e psicologicamente, se tornando anti-social e revoltado. Não tendo estrutura para estabelecer algum vinculo trabalhista com algum empregador. A família sofreu muito  com esta situação, mas atualmente o sofrimento é com a lembrança do passado por parte da minha mãe. Da minha parte, tudo superado e, de alguma forma ,por incrível que pareça,  ficou o orgulho de ter vivido esta experiência de vida junto com meu velho.

6.    Vivemos tempos de desesperanças. As pessoas vivem sem perspectivas de futuro. A única linguagem comum tem sido, a de sobreviver a qualquer custo, não importa por qual métodos se utiliza. A História de vida de sua Família, e claro de milhões de outras, vai na contra mão, desta visão maniqueísta e majoritária na propaganda midiática. Viver aqueles tempos bicudos, ao lado de seu Pai e sua mãe, construiu uma visão de mundo, mais digamos de dias melhores? O sofrimento, a dor, ensinam?

O sofrimento pode deixar sequelas que impossibilitem fazer algo produtivo, mas também  pode servir de grande aprendizado e para implementar a sabedoria e consciência. Acredito que isso tenha acontecido comigo, mas não com a minha mãe. Acho que foi um tempo difícil que se fez essencial para a minha visão de mundo e filosofia de vida.


7.    Tenho acompanhado suas postagens nas redes sociais. Elas são de uma firmeza ideológica e uma clareza quanto ao mundo que queres construir. Perguntei a pouco sobre referencias de sua família, espelhos de vida. Sei que seu Pai e seu Tio são uma das referencias. Quem mais? Para você a ausência de exemplos de Ética e compromisso são as razões de termos uma geração despolitizada e descompromissada com o coletivo?

Bom, eu posso até apontar referencias como Pepe Mujica, Nelson Mandela e muitos outros , mas tenho a convicção de que se eu não tivesse o privilegio de poder ter a  formação politica e  de consciência semelhante a do  meu pai e do meu tio, talvez , por si só , não teria  a consciência de defender princípios tão nobres ao meu ver ,e  que a sociedade mundial carece tanto. A razão de termos uma sociedade despolitizada e descompromissada com o coletivo, se dá , em parte por ausência de exemplos de ética sim,  por alguns fatores gerados  no passado e fundado pela própria "evolução" da sociedade. Vem da própria competitividade, que , de uma forma ou de outra,  já vem de muito longe.  As sociedades , desde que deixaram de ser primitivas e igualitárias , passaram criar conflitos que se agravam a cada dia. Isso criou as distancias, os privilégios entre as classes sociais que aumentam cada vez mais. Uma pequena minoria que se tornou proprietária de quase tudo , submeteu a maioria a exploração facilitada pela  ignorância , ingenuidade e misticismo da maioria .  Esta situação, que perdura até hoje, faz com que todos encare a relação na sociedade como uma disputa, uma guerra , dificultando o aparecimento de pessoas com ética e com princípios de solidariedade, igualdade e fraternidade e justiça. O não surgimento de multiplicadores , e sim a pratica da  "filosofia",  "cada um pra si e Deus para todos" , neutraliza os valores, formando indivíduos com pensamento individualistas e sem interesse pelo bem coletivo.



8.    Você acompanhou através da trajetória familiar, a falta de Liberdades no País. Hoje vivemos em plena Liberdade de ir e vir, de expressão, de imprensa e de organização. Há alguns movimentos de entender estas liberdades como atos a serviço nada republicano. Como avalia por exemplo o caso Charlie Habdo, as Eleições no Brasil?.


Sobre a imprensa/mídia , procuram   confundir o direito fundamental  à  expressão com o direito das empresas privadas  que atuam no setor ,  na tentativa de forjar a aceitação, difundindo apenas  a "liberdade de expressão comercial" como  se fosse o único direito de  toda a sociedade. Como se a  ideia de liberdade de expressão  , como se  os anunciantes e agências de publicidade fossem os legítimos representantes  do direito individual e coletivo contra a "censura".  Sendo que eles próprios são a censura  ao vincular  na mídia  apenas oque traz  beneficio para o próprio bolso. Todos os  jornais se parecem   entre si, como se fossem escritos pela mesma pessoa, sem  criar  nada  e defasados da realidade . Os noticiários da TV foram  sendo povoados por  personagens   que banalizam  vulgarizam  os temas, sem qualquer informação ou análise concreta. Tudo isso foi  denegrindo a imagem da imprensa,   dando margem para  a imprensa alternativa,  hoje muito atuante   pela  internet,  tirando a audiência  da grande mídia/imprensa , de forma democrática, pluralista, inovadora, com ironia e criatividade. Sobre  o Charlie Hebdo , nada justifica o massacre na redação do jornal ,  mas algumas generalizações por parte  da sociedade são muito perigosas, pelo fato  do  jornal estar  lidando  com fundamentalistas religiosos. A verdade é que todos são unânimes em condenar  a brutalidade dos ataques,  porém ,  as divergências  de  opinião  são  enormes .É um tema complexo que exige muita discussão antes de afirmar algo, dizer assim em poucas linhas é um risco. Existe muita coisa a ser ponderado.  É bom lembrar do perigo do aumento  do  ódio contra comunidades muçulmanas na França e a xenofobia contra  estas mesmas comunidades da Europa e  do mundo, mas também  do perigo do fascismo  do poder teocrático dos governos dos países Árabes  , mas sem alimentar a ira dos   povos daquela região.  E o mais importante, lembrar   das intervenções militares criminosas dos Estados ricos do Ocidente nos países do Oriente Médio e  África e respaldando  ao  racismo que tornou possível  e aceitável as  políticas   exploratórias que sustentaram a  economia e o   poder da França  - e em grande parte da Europa -  desde que esta se tornou um Estado.  A posição da  sociedade  Europeia em defesa  total do jornal , é uma hipocrisia   sem tamanho. O resultado do 2º turno das eleições do Brasil  dominou as redes sociais e  deu  força aos   fascistas, movimentos separatistas, que rejeitam a reeleição de Dilma Rousseff  e lutam por uma nova divisão geográfica do Brasil. O mais forte discurso foi observado em São Paulo. O sentimento negativo em relação à economia no segundo mandato de Dilma entre  vários investidores internacionais tem sua origem em um pensamento difundido  pelo empresariado brasileiro. Para essa gente, a vitória de Dilma foi uma decepção. Obviamente que o nefasto  mercado  tinha mais confiança na  perspectiva de reformas e ortodoxia na  economia com  uma vitória de Aécio Neves .Esse  mercado de negócios promovido pelos empresários locais   distorceu o cenário, dando a   impressão de que o Brasil vai embarcar  em quatro anos terríveis, o que não é verdade. Pelas estatísticas , o Brasil continua atraindo negócios estrangeiros diretos. Os investidores , os especuladores na realidade ,  que faturam com ganhos a curto prazo  se desfizeram de bens antes da eleição  e aplicaram maciçamente na bolsa ,  na esperança de que Marina ou Aécio ganhasse a eleição. Esse seguimento , que alicia o poder politico, tem o potencial de desestabilizar a economia através da  especulação e chantagem se as coisas não andam como eles querem, ou seja , se não faturam o volume que desejam.


9.    O Brasil esta demorando para ser passado a limpo?

Sim. Toda a complexidade das relações sociais e políticas  brasileiras , bem como as evidentes marcas dos   eventos históricos que nos forjaram/forjam   como a ação do colonialismo, da escravidão de negros e da ditadura civil-militar,  adia esta mudança. A  tradição   dos tempos do feudalismo ainda persistente na esfera pública  -  é mais que um exemplo da faceta  autoritária e hierárquica brasileira. A afirmação , "sabe com quem está falando?" ,  expressa um sistema político-social  que  recusa a se democratizar, a se abrir e a mudar de verdade . A política brasileira,  está expressa na "renovação"  conservadora do Congresso Nacional  , e  garantida mediante financiamento  privado de campanha e de abertura de  balcão de negócios.  E expressa principalmente a ignorância motivada  de uma maioria de brasileiros historicamente  subtraída em  terríveis   transações políticas feitas por essa turma que está por  cima  sempre  , ainda que vestida em diferentes  disfarces. Que  manipulada através  das   edições das coberturas jornalísticas  ou simplesmente arrastada pela dinâmica  do senso comum,  e que , pela  falta de discernimento, não vê que o problema da  política no Brasil é  justamente a existência de um deputado com essa tradição conservadora. Enquanto essa política nefasta vai  ficando  cada vez mais forte com a cumplicidade  de eleitores , de alguma forma , comprados ou manipulados  e que, depois,  vão para o Facebook  reclamar  "dos políticos", sem separar joio de trigo,  as pessoas e instituições que  os  sustentam ,  insistem no discursinho fácil  e desonesto de que a erradicação do PT  da cena política será a solução para os males que  nos afetam. Não que o  PT não tenha sua parcela de culpa ao ceder a essa  política nefasta em vez de a ter  enfrentado com coragem, mesmo que isso significasse  a perda do poder. O PT tem sua parcela de culpa, sim , e está pagando o preço de ter cedido e se  juntado aos porcos  que hoje querem lhe atribuir a lama que produzem há  décadas. Longe de mim fazer defesa dos erros do PT . Ao  contrário,  quero que as pessoas do PT, da esquerda,  que  erraram sejam punidas, mas não só  elas. Ainda  somos vitimas de  um  exemplar das capitanias hereditárias e da tradição , em uma versão moderna, do "modus operandi" do coronelismo.  É a  nefasta política promovida  pela  maioria  dos políticos , que usurpa nossos  recursos,  liberdades e direitos, promove o  moralismo  e contrária às  liberdades individuais.  Essa política nefasta  não é propriedade do PT  e nem da esquerda. A grande maioria reclama.  Mas  se  ela  quer  mudar a política de verdade, deveria começar   pelo estudo de nossa história. Passando  pelo acesso a diferentes  fontes de informação e pelo exercício da interpretação  dos fatos e pelo acompanhamento dos  mandatos dos que mereceram  seus votos. O povo  é livre para escolher seus governantes, mas, deve ser fiel a seus princípios morais, éticos, portanto, este é o momento de refletir na hora do voto, para  que o Brasil seja passado a limpo.



10.  O Relatório da CNV, condena centenas de militares e poucos civis, pelas atrocidades durante os 21 anos de Ditadura. Nada fala da Revisão da Lei da Anistia e também não exige a total abertura dos arquivos. Qual sua opinião sobre isto?.

O que está acontecendo com os trabalhos da CNV, a resistência em aceitar a verdade e fazer justiça por parte de alguns seguimentos da sociedade , é um pouco , em tese , do que aconteceu no passado. Discorrendo  um pouco sobre o começo de tudo : O que aconteceu em 1964 é mais uma intervenção no decorrer da historia da parte das classes sociais, que promoveu  o colonialismo , as  oligarquias escravocratas  produtora de miséria. Toda vez que o povo é levado a situação de miséria  e tenta se organizar para promover  mudanças tentando  fugir da convulsão social , os  colonialistas representantes do mais puro reacionarismo  influenciam o povo com falsas mudanças , que servem essencialmente para não mudar nada. E ainda influenciam as forças de segurança e da lei, para reprimir o próprio povo. São forças patriótica,  pelo menos a do exercito, influenciadas pelos que possuem em sua ideologia  a manutenção dos seus próprios privilégios.  Uma minoria - forças de segurança, direita politica e empresarial, ambos escravocratas - ,  sobre o pretexto de salvar a democracia e o Estado, lógico que longe de salvar o povo, massacram o próprio povo. Voltando a CNV, o que vemos hoje , apesar da criação da importantíssima CNV , é consequência da anistia antecipada e manipulada pelos militares , por sua base no Congresso Nacional. O presidente ditatorial João batista Figueiredo , diante do pedido de punição aos torturadores por parte da sociedade afirmou: "certos eventos, melhor silenciá-los , em nome da paz e da família brasileira". O projeto da anistia, que foi mais um ato ditatorial por que livrou a pele de uma enorme quantidade de militares e civis assassinos e torturadores , inclusive de índios e crianças, foi feito nos moldes da ditadura (imaginam!). Aprovada pela nefasta e omissa base da ditadura no congresso, regado a muito protesto do lado de fora da casa de leis que mais parecia a sala da própria casa dos militares. A criação dessa lei foi um episodio emblemático pelo fato de não haver o julgamento das violações dos direitos humanos, e não é atoa que a democracia ainda permite determinadas manifestações como a da (alienígena!)  "bancada da bala" no congresso e até no bojo das instituições de segurança publica e na politica. Onde ecoa as "ideias" dos apoiadores dos regime civil-militar. A existência destas pragas sociais se dá também em razão do pretexto de manter a maldita governabilidade, que permite estas execráveis manifestações que vai além da linha da democracia e da sanidade. Defender a ditadura civil-militar é como fazer apologia do crime. É como querer perpetuar o crime. Segundo o mundo jurídico, a mudança da  lei da Anistia pode ser realizada pelo judiciário mas o supremo tem que mudar seu entendimento. No congresso, infelizmente , as chances são pequenas. Foi apresentado pela companheira Luiza Erundina (PSB) um projeto de lei que pede a revisão da lei da Anistia , mas está parado e não terá  continuidade se não houver um clamor popular. Os presidentes eleitos democraticamente após o regime civil-militar, inclusive aqueles que foram perseguidos, presos e torturados (Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma) têm e tinham, um peso muito grande no sentido de mudar tal lei, mas não se interessaram. Acredito que , não dizendo que a CNV não seja séria , mas parte dos  civis foram poupados das acusações e condenações, em face do contesto politico , pela influencia , e porque não dizer pela ramificação da tal "governabilidade".


11.   A Imprensa, parte censurada pelos Ditadores, parte aliada. Hoje, como você a avalia?. É o quarto poder mesmo?.

Na minha opinião, sim, no sistema capitalista, na democracia neoliberal, ela é  o "quarto poder”. Já  é do conhecimento até do   senso comum o fato de que a mídia/imprensa  manipula  e de que não existe  imparcialidade.  Qualquer pessoa, sem  o mínimo de senso crítico,  sabe disso.  Porém, quantos desses percebem as manifestações dessa  manipulação  no cotidiano?  E qual a atitude que é tomada para que   não continuem fraudando a liberdade  de imprensa?. É uma grande manipulação, e como se dá  essa tal manipulação?. A   sociedade é  extremamente heterogenia,  sendo assim ,  como as mídias de grande circulação  conseguem manipular a maioria da população se  esta possui interesses completamente distintos?  O que podemos  notar é que,   ela cria uma popularidade aparente de  ídolos, formas de pensar e agir.  Assim, cada um   sente-se parte em uma  realidade a qual não pertence.   Os programas,  as reportagens e  manchetes , apresentam algo que gera uma  identificação com diferentes públicos, funcionando como espécies de  argumento infalível e que atrai , fazendo com que  um número  enorme  de pessoas passe a servir de audiência, aceitando guela a baixo , assistindo ou lendo inconscientemente  aquilo que não lhe é benéfico de fato, ou que já está de alguma forma  condicionado. Aquele que assiste ao   jornal para ver as  notícias do futebol, por   exemplo, acaba vendo, sem querer,  as notícias daquele jornal que podem estar condicionadas conforme os interesses do veiculo. Desde que o leitor, o  espectador ou o telespectador tenha consciência de que está pagando, e está usando seu tempo ou está no mínimo dando audiência para algo  que possivelmente está condicionado  aos interesses de determinada classe, é  menos maléfico. Quem paga por uma revista  como a Carta Capital,  sabe que está pagando por uma  revista de esquerda,  que analisa os fatos sob a ótica  esquerdista, progressista. Quem compra uma revista como a Veja,  sabe que seus principais  diretores  são pessoas  de confiança dos governos  de direita e das elites.  Será que quem assiste a Globo sabe que ela  tem as mesmas tendências   políticas que a  revista Veja?  Estas mídias mencionadas , que não explicitam sua ideologia  política,  não o fazem  para não perder público, pois definir sua posição resultaria  na limitação de  seu público. Como  esperar que o   trabalhador que possui   curtos   horário de almoço e descanso ,  busque variadas fontes para uma mesma  notícia?  É aí que  fortalece o "quarto poder". Esta  absolvição por parte da população, é acompanhada nas urnas na hora do voto. A mídia /imprensa é  capaz de direcionar o consumo do país,  ditar como  deveríamos gastar nossos salários, com quais produtos , enfim. É capaz de nos dizer  por quem chorar, quem  admirar , o que é arte, o que  é cultura.  Impondo uma realidade que não é a  nossa, mas que nos sentimos  obrigados a conquistar, desesperadamente.  Quanto aos  números de votos a  determinados candidatos, eles  se multiplicam quando  sai algo bom a seu respeito,  ou quando algum ator ou cantor  famoso diz que  o  apoia. É fato  que  a mídia/imprensa   pode impedir muitas reformas que se fazem socialmente necessárias. Ela é ainda, por vários motivos, o "quarto poder".




12.  Seu Tio Waldemar Tebaldi, foi Prefeito em Americana, Quatro vezes. Seus mandatos foram marcados, por compromissos radicais com politicas públicas voltadas para os pobres. Em alguns momentos, eleitorais inclusive, diziam que suas vitórias, eram em função desta opção clara pelos excluídos. A luta contra a Ditadura, foi o norte, desta vida pública?

Meu saudoso tio Tebaldi, como também  era conhecido,  foi prefeito da cidade de Americana, quatro vezes. Com muito pouco dinheiro disponível  para as  campanhas , derrotava a direita endinheirada. Seu maior trunfo era a sua honestidade, ética e uma bagagem politica de fazer inveja até aos progressistas de fato. Ele recusou muitas ofertas em dinheiro para abandonar a candidatura por ser invencível nas eleições municipais e por atrapalhar o projeto de poder da direita conservadora e corrupta  de Americana (políticos e empresários).  Ele era um homem fraterno. As sua administrações conseguiu fazer decair o índice de violência , tornando-se um modelo nacional que despertou até mesmo a atenção da ONU. A luta contra a ditadura , que lhe custou a prisão e a tortura foi uma das lutas que fizeram parte da sua caminhada, ao se sensibilizar  pelo tratamento que a ditadura civil-militar  dava a pessoa humana, que para ela  tinha  menos valor do que um rato. Antes do golpe dos militares , ele já combatia a UDN e o PSD e os latifundiários que representavam o colonialismo espoliador que fazia de tudo para impedir as reformas de base do presidente João Goulart que começara a executá-las a partir da Reforma Agrária para distribuir terras a milhões de famílias deserdadas. E como já sabemos, como a  elite estava prestes a perder o seu privilegio e o "direito" de explorar o povo, com a alegação que o país encaminhava para o anarco-sindicalismo ,e   com o apoio da imprensa que sempre mamou no Estado e da CIA , regado a muito dinheiro, encomendaram o golpe aos militares. A opção do meu tio  pela defesa dos  excluídos , da democracia , liberdade e da justiça social , acredito que tenha nascido em função das dificuldades que passou na infância e da observação sabia das injustiças sociais ,  que  lhe rendeu um reconhecimento a ponto de  uma parcela da pulação  chama-lo  de  "médico dos pobres",  pela caridade que fazia no exercício da medicina. Quando teve a oportunidade de governar a cidade de Americana, sempre lutou para colocar a sua ideologia , seus ideais , em pratica e se consagrando assim como uma referencia como administrador e homem publico em quase todos os sentidos.

13.  Corremos o risco de um novo Fechamento Político? A Democracia esta ameaçada?.


Acredito que a  democracia que serve o povo, a maioria ,  pode ser prejudicada sim em detrimento da operação das  forças reacionárias , do seu "modus operandi". Sobre  um possível Fechamento Politico , não devemos levar a serio esta hipótese  até mesmo porque  esta espécie de democracia é muito útil ao poder econômico e a direita politica. Acredito que em 2015,  as três   maiores ameaças ao governo Dilma , aos avanços sociais e até a  esta democracia atual , serão a Justiça , o Congresso e  os grupos de mídia que amplificam  as revelações de uma forma desonesta e alienígena  que chegam estimular  o clamor popular como já  está acontecendo. E a oposição , sem conseguir desenvolver um discurso propositivo sequer, vão procurar vender o caos e sangrar  o governo até as próximas eleições.  Acredito que os  embates  antipopular se darão no STF e no Congresso, infelizmente.


14.  Como já dissemos aqui, sua família não abria a mão de princípios éticos. Vivemos hoje uma crise de valores?.

Estamos vivendo uma crise de valores há muito tempo. A sociedade brasileira está sendo forjada, de um tempo para cá, em inversão de valores em função dos interesses  dos que dominam o mercado , do consumismo e dos "falsos valores"  disseminados pela mídia.


15.  Qual seria uma Sociedade Ideal?.

Não é difícil, para quem sonha com uma sociedade igualitária e justa onde as diferenças sejam drasticamente diminuídas e que não exista  classes sociais, dizer qual é a  sociedade ideal para todos e não para si mesmo. Mas existe a seleção natural , fato que inclusive  karl Marx não considerou ao elaborar genialmente a sua teoria ideológica. Ou seja , o homem é criativo e egoísta. É a sua natureza. Quando se pretende igualar o homem em determinado padrão , é preciso considerar as suas diferenças, pois existe a liberdade que deve ser assegurada ao homem. A liberdade de criar , proveniente a sua capacidade que difere do outro. Se esforços diferentes forem compensados  da mesma forma corre se o risco de cair a capacidade do resultado final. O chamado "nivelamento por baixo". Mas a recompensa não deve ser injusta , não pode-se abandonar os princípios do socialismo, da igualdade , solidariedade e da justiça. Parece um paradoxo não é! O capitalista  acredita que o mundo foi feito como ele é, e nada deve ser modificado , por isso deseja que sempre haja o rico e o pobre , o capital explorador e o trabalho. E que o trabalhador viva com muito pouco e seja explorado por uma minoria e esta viva na  riqueza e acumulando, e que isso seja normal, como se fosse a lei da natureza. As comunidades tribais , são o mais puro exemplos de sociedade , onde a convivência é fraterna , tendo em vista a solidariedade que existe entre seus membros.  São sociedade igualitárias e justas , porque  as diferenças que existem quanto as habilidades e capacidades de cada individuo desaparecem na distribuição igual  de bens. São  exemplos de sociedade.   Sobretudo , paralelo a pretensão de ter uma sociedade ideal, é preciso atentar e combater o  sistema "laissez-faire" , isto é, a liberdade dos capitalistas agirem a vontade, sem nenhuma restrição do governo.  É o que predomina no mundo atualmente. Os defensores deste sistema defendem que , na medida que a produção industrial fosse incrementada , todos estariam a salvo da miséria e todo o povo ficaria bem. Mas  a ganancia do homem inverteu essa perspectiva levando o trabalhador a mais miséria, causando  bilhões  de mortes,  direta e indiretamente  por conta desta miséria. Sem falar do sofrimento que isso causa ao  povo. É preciso combater a "liberdade"  de determinadas classes sociais, a de trabalhar ou morrer  de fome. Defendemos o proposito de uma sociedade onde deve, manter-se unida através de uma comunidade de interesses   que possibilite a cada  um sentir-se  arte de um todo. É principio da solidariedade que promove o bem comum, que neutraliza o egoísmo.  Uma sociedade que preserve todos os elementos da natureza em beneficio do ser humano, pois todos os elementos, por mais hostis que possam parecer , são essenciais até pela ainda desconhecimento da imensidão de espécies. Uma sociedade onde o individuo deixe de ser ele mesmo para ser o outro nas circunstancias necessárias. Uma sociedade onde os mais hábeis não fiquem livres para enganar os menos aptos , que são submetidos pelo poder da força que privilegia apenas aqueles que pertence ao grupo forte.  

 O  MORTO

Numa mesa improvisada ,
Um corpo frio ali posto;
Algumas velas acesas,
Clareiam pálido rosto.


Odor de flores exala,
Das velas o clarão lampeja;
Minha alma está nesta sala,
Embora ninguém a veja.

Ouço tudo e nada falo,
Vejo amigos e parentes;
Sinto muito ao deixá-los,
Fui levado infelizmente.

Agradeço aos "pais-nossos",
A oração me conforta;
Nem me despedir eu poço,
Maldita ida sem volta.

Bruno Tebaldi


O  AMIGO CERTO

Não te preocupes, operário amigo,
Que a nossa luta é justa e vitoriosa.
Jamais te esqueça que estou contigo
Para tornar-te a vida mais ditosa.

E se tens fé, amigo, creias nisto:
Estão os poderosos carcomidos ...
Pois como tu - eles não têm um Cristo
Que é a bandeira dos justos e oprimidos.

Para que o rico não o seja tanto;
Para que o pobre tanto não o seja ,
Juntos  lutemos  - coração aberto !

Lutemos sem violência e sem espanto,
Na certeza que nobre é a peleja ...
- Conta comigo  - teu amigo certo!

Waldemar  Tebaldi




AS ELITES NÃO QUEREM MAIS PACTO

São os momentos de crise que nos levam, a repensar as coisas. É hora de avaliar e reavaliar comportamentos e daí, reinventar nossas ações. Para isto a algumas regrinhas ou método. Utilizo o de analisar a atualidade, com um olhar na História. Nada que acontece no hoje, não é consequência do passado. É preciso exercitar o pensar, analisar os porquês, ouvir A depois B e até o C. Medir as argumentações e com senso critico definir dentro de sua visão de mundo, sua opinião sobre a atualidade.

Esta pequena introdução, de como faço leitura de cenário, não somente nas crises, não é a única forma, a varias outras. Mas com certeza todas recorrem a História para definir opiniões e estratégias. Não se pode apagar os fatos, os episódios e acontecimentos. Quem resume um argumento, sem investiga-lo inclusive a luz da História, comete erros graves. Digo isto, em função do que acontece no Brasil neste segundo Mandato da Presidenta Dilma Roussef. Equívocos tem sido cometidos, em especial pelos contrários as esquerdas e ao governo.

A reação das elites e de parte das classes médias, não tem explicação apenas aos ataques de uma Direita retrograda e que não quer e não aceita repartir o bolo com o povo, em especial os pobres. É certo que o País mudou nestes doze anos das esquerdas no poder. É inegável, que o poder de compra do trabalhador aumentou, que o desemprego foi contido e que as conquistas sociais foram imensas.

Mas é claro também que setores das elites, ganharam muito dinheiro, entre eles os Bancos, e os grandes segmentos de serviços.

No entanto estas mesmas elites, agora mostram suas garras e tentam se livrar do aliado de uma década.

Em junho de 2002, o então candidato Luiz Inacio Lula da Silva, publicou sua famosa Carta ao Povo Brasileiro (leia aqui: http://www.fpabramo.org.br/uploads/cartaaopovobrasileiro.pdf ). O texto é o que chamamos de calmante para o mercado financeiro, para os bancos e toda a elite nacional. Apesar de falar de Reformas, como tributária, urbana, previdenciária, Agraria, em nenhum momento se fala em aprofundar mudanças eficazes de distribuição de renda justa, que elimine latifúndios, fortunas especulativas, ou seja que combata o enriquecimento as custas dos pobres e dos trabalhadores.

Lula e o PT, propõe na carta o famoso Pacto Social, tão rejeitado pelos movimentos sociais durante duas décadas. Ao dizer que preservaria o superávit primário, mecanismo de garantias para pagamento de dividas internas, entre elas com bancos e grandes empresários, Lula e o PT, acenam de que o governo não enfrentaria e não faria as reformas profundas capazes de equilibrar as desigualdades de classe.

Infelizmente o pacto durou três mandatos. Desarticulou os movimentos sociais, pois as alianças foram feitas com a direita dentro do Parlamento e fora dele. Neste segundo mandato de Dilma, quando esperávamos uma correção de rota, a formação do novo ministério, e algumas medidas, demonstram o já distanciamento dos movimentos sociais e o corte de direitos dos trabalhadores. Ideário e receituário das Elites.

E agora o que fazer?


Hora de repensar para se reinventar e recriar.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

PORQUE QUEREM O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA ?

A Cassação de Fernando Collor de Melo em 1992, era claro e cristalino para todos os motivos dos protestos e dos pedidos de impedimento. Collor caiu porque se enriqueceu ilicitamente, ele e sua família. A cassação do Ex Prefeito Silvio Félix em Limeira, também era obvio as razões para o fim de seu governo. As evidências e provas do Ministério Público, quanto ao Enriquecimento da Família Félix não deixava e não deixa dúvidas, quanto o envolvimento do Prefeito naqueles esquemas.

É perfeitamente democrático falar de Impeachment, como disse o candidato Tucano derrotado pela Presidenta Dilma, nas eleições de Outubro do ano passado. No entanto, não é legitimo e aí cheira golpe, criar factoides, para justificar uma estratégia de palanque e de interesses por que não econômicos, na maior empresa estatal da América Latina, a Petrobrás.

A Corrupção na empresa é uma realidade e não podemos fazer vistas grossas para o fato. O esquema ou esquemas que movimentaram bilhões, não começou agora, como já se provou nos autos das investigações da Policia Federal. Desde 1997, porem já no governo de FHC, se desenrola os benefícios, as empresas, políticos e outros, com dinheiro público.

Mas porque não se investigou na época? Para os que perderam a memória ou tem déficit de leitura, é simples. Tudo era engavetado naqueles tempos. Segundo o próprio Ministério Público, durante o governo Tucano, foram no mínimo mais de cinquenta denuncias de corrupção, todas arquivadas pelo Procurador Geral da República á época. Hoje se investiga e com a visibilidade das redes sociais, nada ou quase nada, escapa de pelo menos ser suspeito.

Até agora todas as linhas de investigação, nenhuma prova que a Presidenta, se beneficiou de um níquel do esquema, ao contrario dos dois exemplos dados acima. É no mínimo patético um jurista da qualidade de Ives Gandra, fazer um parecer a pedido dos derrotados nas urnas, dizendo ser viável o Impeachment, por improbidade administrativa. Pois na visão do Advogado de FHC, Dilma como Presidenta deveria tomar providências contra as maledicências.

Se assim for, porque FHC também não foi processado por improbidade, no caso da Pasta Rosa, da Privataria, da Reeleição e por aí vai.

A tese do Impeachment, só tem um motivo. A derrubada de um projeto de Governo, que embora tenha erros e desvios, fez a distribuição de renda. O PSDB, seus aliados da Mídia e das elites, não aceitaram nunca que as esquerdas chegassem ao poder. Os erros do PT, ocasionaram esta ofensiva da direita reacionária.

É Preciso resgatar a aliança com os Movimentos Sociais, a única forma de evitar a catástrofe. E efetuar as Reformas necessárias para continuar a distribuição de renda. Menos aos Banqueiros, menos ajustes fiscais e mais mudanças.