sábado, 22 de novembro de 2014

LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO

No Brasil a luta por Liberdades Democráticas remonta aos tempos de Brasil Colônia, passando pelo Brasil Império, Velha República, duas Ditaduras, a de Vargas e a dos Militares. Em todos estes períodos Históricos a repressão, a censura e o cerceamento do direito de se manifestar individualmente ou em coletivos, esteve presente. Era a Chibata, o fúsil, as Torturas, as Bombas de Gás Lacrimogêneo, instrumentos para coibir a liberdade de manifestação e organização.

A derrota na Câmara Federal do Decreto Presidencial que cria os Conselhos Populares, demonstra o quanto a direita conservadora não admite, que a população se organize e pressione governos, em prol de suas reivindicações e anseios. Parece que as autoridades, querem mesmo, o que a Policia de São Paulo faz com as Manifestações. Em 2013, o Movimento do Passe Livre foi violentamente reprimido pelas forças policiais, bem como Jornalistas presos e agredidos fisicamente.  

Além disto, a não aprovação do Decreto, visualiza que setores da Sociedade não estão afeitos ao dialogo com os Movimentos e com a Sociedade Civil organizada. Os eventos de Junho passado, mostraram que a Democracia Representativa, não pode abrir mão da participação popular. Ela precisa ouvir os gritos das ruas, a pauta dos Movimentos como a das Reformas politica, social e econômica, que tomou a Avenida Paulista na semana passada.

Em Limeira o Governo do Prefeito Paulo Hadich, esta indo na contra mão dos Deputados e de vários Governos Estaduais e Municipais. Movimento social aqui não é tratado com bala de borracha. Não há tratamento de descaso, ou de falta de dialogo. Pelo contrario, as portas da Prefeitura tem estado aberta constantemente para as lideranças e movimentos. A criação do OP, da mesa permanente de Negociação com os Servidores públicos, o prestigio aos Conselhos Municipais, as diversas audiências públicas e Conferências são exemplo disto.

Neste Governo nenhuma Manifestação foi reprimida ou sua reivindicação ignorada. Tivemos nestes quase dois anos, dezenas de movimentos. Posso citar alguns, independentes se concordamos ou não com os interesses discutidos: Duas Greves de Servidores, Movimento por um cursinho vestibular gerenciado por empresa privada, criação de Associação de donos de Chácaras de Recreio, Ato por vida Noturna na Cidade, Contra a instalação do Zoológico Municipal e até movimentos pedindo demissão de Secretários e manifestação de Condomínios de Luxo contra hipotético aumento de IPTU.

Todos foram recebidos pela administração, com respeito a organização legitima. Não seria legitimo se as manifestações não fossem Republicanas, que pedissem a volta da Ditadura Militar, Golpe e outras formas violentas, agressivas de se reivindicar.

O Governo Municipal apesar de alguns setores (poucos) da mídia dizerem o contrario, talvez porque não são muito chegados na Democracia, faz jus ao rótulo de Democrático e Popular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário