terça-feira, 10 de setembro de 2013

A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM

Ficou celebre no Brasil, uma campanha difamatória de setores políticos, de parte da imprensa e de outros, de que Lula não poderia ser Presidente da República, porque era Analfabeto, tinha só o antigo ginasial e um curso de torneiro mecânico pelo Senai. A História demostrou que os tais analistas de plantão, estavam errados em suas acusações. Pois o famigerado Analfabeto, ajudou a construir um País, não só com Estabilidade Econômica, mas com melhor distribuição de renda. Gerou empregos, quando seu antecessor, bateu recordes de índices de desemprego e lhe deixou uma herança de 50 milhões de Brasileiros abaixo da linha da pobreza.

É comum (infelizmente), como afirmou o Secretário do Governo Democrático e Popular de Paulo Hadich, Tércio Garcia em seu artigo, Palavra Branda, que por ausência de argumentos alguns lançam mão de artifícios como o de denegrir a imagem do adversário. Também é comum, observar, que as vezes os motivos não são apenas de ordem politica ou de luta política. É preconceito mesmo, puro e vergonhoso. No caso do Ex. Presidente, Lula as duas coisas se misturavam e se encontram ainda hoje. Há uma parte das elites e da classe média, que não admite que um operário nordestino, ascendesse o posto de comando mais alto da Nação. Este é um comportamento Histórico.

O caso do Vereador Tigrão (PMDB), que pese não discutir aqui sua atuação política, segue nos últimos meses a mesma cantilena que Luis Inácio sofreu. O Vereador antes de ingressar na política, atuava para poder sobreviver, encarnando personagens infantis. Prestava suas habilidades, para fazer propaganda para grandes lojas e magazines da cidade. Quando o conheci, seu personagem era o de Super Homem. Alias era assim que era conhecido. Mais tarde passou a adotar o apelido, de outro personagem das fabulas, o Tigrão.

Limeira sempre teve em seu imaginário popular, figuras consideradas folclóricas, que ao mesmo tempo prestavam serviços a comunidade, eram rejeitadas por ela. Ao mesmo tempo, que serviam para chacotas, eram tidas como perigosas ou as denegriam moralmente. Lembro como a Geni Preta, Glostória, eram tratados. Os dois, em especial o segundo, precursores da cultura negra na cidade, recebiam na maioria das vezes, como retribuição a violência do Racismo. Fico nestes dois exemplos, mas podemos citar dezenas de outros.

André, o Tigrão, talvez não passe para a História da cidade como um brilhante político, como não passaram aqueles que se pousavam de normais, e que envolvidos estavam em diversos escândalos de corrupção. Talvez Tigrão, ainda precise aprender mais sobre a arte da Vereança, mas com certeza não será com alguns que o criticam, que aprenderá.

Tigrão, vive de seus personagens, suas fantasias, é sua profissão. Paga caro por com suas performances alegrar pessoas, em especial crianças. Porque que aqueles que o criticam, por desenvolver sua arte, não o defenderam com tamanha fúria, como o condenam agora, quando sofreu ataques físicos e humilhantes de dois Homens, na Festa Alemã do ano passado?. Porque será, que aqueles que o criticam agora, por decorar seu carro, que é seu ganha pão, não pedem a condenação por crime de racismo, daqueles que o espancaram?.

Não defendo o agente político, defendo o Artista de Rua, que com sua arte, procura sobreviver e alegrar as pessoas. Não vejo nestas atitudes, nenhuma intenção que não seja, a Desconstrução de imagem. Porque será, me pergunto. Quais interesses, para tamanha artilharia pesada contra Tigrão?. Se questionam o comportamento pessoal do Vereador, porque não fizeram isto com outros denunciados por malversação do dinheiro público e outras mazelas?.

Um dos maiores humanistas da terra, era um palhaço. Charles Chaplin, não escondia que gostava de ser um Palhaço. Não via demérito nisto, levar alegria aos que precisam rir, se alegrar e ter esperança. Chaplin denunciou o Nazismo, fazendo milhões rirem. Denunciou a exploração do patrão dos anos 30, fazendo plateias enormes chorarem de rir. Charles Chaplin, vivia de seu riso, nem por isto o mundo o condena.


Um comentário:

  1. Janjão, é muito triste encontrarmos pessoas aqui em Limeira, com posses financeiras e vida bastarda, se achando o maioral quando critica qualquer um com o maior prazer, agredindo cidadãos simples que, justamente por serem simples, conseguiram mais votos na eleição que alguns bastardos. Não é somente a desconstrução de imagens. É a desconstrução da cidadania, do respeito, da humildade, do bom senso. São agressores, simples agressores da cidadania. Só isso!

    ResponderExcluir