quarta-feira, 25 de junho de 2014

A ARTE FEZ HISTÓRIA EM LIMEIRA

Foram um pouco mais de duas horas de espetáculo. Duas horas, em que as pessoas que estavam no Teatro não arredaram o pé, ficaram até o final. Senti uma emoção, que extrapolou ou posso compara-la a outros momentos impares em minha vida, como vencer as eleições para a Prefeitura em 2012.

O Espetáculo “ A Arte Vencendo o Medo”, realizado, sexta feira, dia 23 de Maio, no Teatro Vitória em Limeira, pretendia varias coisas. Refletir sobre os 50 anos do Golpe Militar no Brasil, suas consequências para a Democracia, a Liberdade e a Paz. Bem como o papel das Artes e da Cultura, na resistência a Ditadura, ao Terror e ao Horror. Foi mais que isto.

Uma garota ao me encontrar do lado de fora do Teatro, ela devia ter uns vinte e poucos anos, me disse assim “Obrigado, por me proporcionarem uma noite, onde aprendi a Amar ainda mais a Liberdade e o meu País”. Varias pessoas, nos dirigiram a palavra, contando Histórias daqueles tempos difíceis e cada quadro do Show, era um Flash Back, destas passagens pessoais. 

A emoção tomou conta do Teatro. O vídeo de oito minutos, abrindo a noite, mostrando cenas daqueles tempos de repressão, passando pelo Coral Thulany, que abrilhantou minha leitura da Crônica “ A Arte Vencendo o Medo”, com o Vocalize de Nos Bailes da Vida, com o público, batendo palmas foi hilariante. As apresentações musicais do Emanuel Massaro, com as poesias do Otacílio, bem como Raquel Pavanelli e sua Rosa Mistica: poxa me fizeram chorar.

Faço aqui um Agradecimento ao Emanuel pela generosidade em interpretar ao lado do Maestro Luciano, duas canções do mestre Taiguara, um dos homenageados da noite. Em função de uma Dengue, o cantor, filho de Taiguara, Lenine Guarani, não pode comparecer, ao Show.

E o final, hein? . Quem lá estava, pode assistir a montagem de “ A Longa Noite”, texto nosso. Julio Borgo, dirigiu nosso roteiro, fez varias pessoas chorarem ao conhecer ou relembrar dos tempos de Chumbo. Quando a CIA, Cênicos e Cínicos, chama o público para juntos dançarmos e festejarmos a Democracia ao Som de Dancing Days, tive outra certeza: Ditadura Nunca Mais, a Democracia é a porta da esperança da Liberdade e de dias melhores.

Quero agradecer a todos os artistas que participaram brilhantemente do espetáculo, aos técnicos e servidores do Teatro, a Minha mulher, filha e a companheira Angélica, que proporcionaram o lanche para todos lá nos camarins, ao Jornalista João Paulo Baxega, que fez a apresentação do Espetáculo. 

Em especial ás Entidades organizadoras, ACARTE, CAD, Mentes Brilhantes, aos Patrocinadores. Mas quero agradecer do fundo do coração, ao músico, compositor, escritor, amigo e vizinho Marcos Lima, que acreditou junto comigo, desde o inicio, que era possível através das Artes, resgatar a História, preservar a Memória e fazer Justiça, através da Verdade. 

E que venha uma segunda edição. Quem Sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário