domingo, 21 de maio de 2017

A ARTE NA LUTA

DATA: 20 de Maio de 2017

As sociedades do pós modernismo e da era da informação, vivem em dois mundos cotidianamente. O acesso a informação é total e irrestrito, basta com um click entrar no mundo digital, virtual e no tempo real. Ao mesmo tempo o velho mundo aquele dos tabus, da família nuclear, da Casa Grande & Senzala, ainda é presente. O livre arbítrio, na Internet, é irrestrito. Depende das pessoas, se querem ou não aprofundar na informação, sair da Senzala e adentrar na casa do senhorio, tirar dele o monopólio do conhecimento.

O mundo está a menos de centímetros de todos nós. Não há como acreditar na primeira versão de um fato. Aliás o mundo virtual, não se resume a uma ou duas versões. Costuma disponibilizar dezenas de olhares sobre o mesmo assunto. Aqueles segredos guardados no escritório do Sinhozinho, hoje estão escancarados na tela do computador. Não há mais censuras e proibições, basta querer que a informação pode se transformar em poder.

Os mercadores de escravos no século XVI, não sabiam o que encontrariam ao adentrar a África. Nada conheciam, só sabiam que estavam em busca de riquezas, terras para seus reinos. Ao chegar naqueles lugares, de matas fechadas e florestas, não viam nada de valor, que não fosse seres de pele escura, jamais vista pelos Homens das Cruzes de Cristo. Brancos feito leites, depararam com criaturas, fisicamente fortes e muitos chamados de Reis. Não poderia ter nobres, esta era a prerrogativa que Deus teria deixado ao Homem Branco, da Europa Católica. Não eram seres humanos, não tinham alma, pois cultuavam Deuses pagãos.

Mas serviam para mão de obra, nas lavouras dos novos mundos “descobertos” e também para as metrópoles como serviçais domésticos. E claro um grande mercado, para se ganhar dinheiro. E a escravidão começou e com ela o choque de culturas, de Histórias. Neste confronto, é que surge a Capoeira.

Durante décadas os Brasileiros conviveram com o ostracismo de quase nada saber desta Arte Africana e até hoje ignoram as versões do mundo virtual em tempo real.
Ainda é possível ter gente que acredita que a capoeira é uma dança, tipo tango ou samba. A ignorância quanto o significado da Capoeira, ainda é maior, quando comparada com categorias de Artes Marciais, como Judô, Karatê e outras.

Capoeira é muito maior que estas definições.

Angola é a matriz desta arte Africana. Povos do sul daquele País costumavam comemorar a iniciação de Jovens na vida adulta, com uma cerimônia chamada N’golo. Neste ritual havia uma luta, embalada por som de Atabaques. Vencia o oponente que conseguia encostar o pé na cabeça de seu adversário. Os dois lutadores gingavam e dançavam ao ritmo dos tambores.

No Brasil da escravidão, do medo e da morte, os Negros aprenderam a se defender nas matas e nos Quilombos. Aliás estes eram onde eles aprimoravam a técnica. A Capoeira foi por isto após a libertação proibida no Brasil, com seus praticantes presos e perseguidos.


Mas a luta dos Movimentos Negros a recolocou em seu lugar, mesmo com as pessoas ainda resistindo a conhece-la no livre arbítrio da Internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário