domingo, 6 de outubro de 2013

A HISTÓRIA DE LIMEIRA PASSADA A LIMPO

Na ultima sexta-feira, o Ministério Público do Estado de São Paulo, anunciou que acionei em cinco ações, mais de 30 pessoas ligadas ao Governo do Cassado Prefeito Silvio Félix. Um trabalho de investigação, iniciada em 2008, com desdobramento na prisão em 24 de Novembro de 2011, da Família do Ex. Prefeito. O trabalho do MP e de seu braço para investigações de crime organizado e ao patrimônio público, serviu como base para a Cassação do então Prefeito.

A decisão da ultima sexta, demonstra que a Justiça não tolerou a impunidade. Passado um ano dos episódios, havia um sentimento na população de que não adiantou nada a luta e a mobilização para punir a corrupção, feita pela população. Este sentimento inclusive, animou setores hoje na oposição e ex aliados, para com total desonestidade, iniciarem discursos de que o mandato passado foi melhor do que os dez meses de Governo Paulo Hadich. Curiosamente, alguns expoentes desta turma, chegaram até ensaiar o Roubou mas fez.

Mas a noticia de que a ação já foi impetrada e que ela é apenas uma primeira parte, do processo para colocar a limpo este passado recente, não só faz cair por terra, as conversas de ressuscitar um governo afeito á esquemas de corrupção, como mostra a população que sua luta não foi em vão. O trabalho dos promotores foi intenso e como eles mesmos disseram difícil, cheio de obstáculos pelo caminho. Como o fato por exemplo, da demora das informações bancarias, onde após mais de um ano as agencias forneceram os dados.

A Corrupção no poder público em Limeira, sempre foi do conhecimento de todos. A centralização do poder e o comprometimento e omissão de parte da sociedade, sempre dificultaram que as mazelas feitas com o dinheiro público, viessem a superfície, saíssem do subterrâneo. Mas mesmo assim, houveram lutas desde o primeiro dia do Governo Silvio Félix. A Oposição na época foi a primeira a denunciar a Merenda Super Faturada, o contrato irregular da Estação Brasil, dois processos que agora o MP acionou judicialmente.

Esta construção através das lutas e o comprometimento do MP, com ética e a moralidade pública é que estão combatendo a impunidade. Nossa cidade, precisa que sua História seja passada a limpo. Um povo sem saber de sua própria História, esta fadado a retroceder no tempo, a viver nos ostracismo do desenvolvimento.

A Cassação de um Prefeito, já demonstrou que os Limeirenses não toleraram mais malversações com o dinheiro público. A população ficou mais exigente, reconhece que esta atrasada em seu próprio desenvolvimento e cobra isto do poder público Municipal. A manhã daquele dia fatídico da prisão da família do Prefeito, não sai da memória de todos nós. Foi um misto de vergonha, indignação e de traição. Silvio tinha sido reeleito com mais de 100mil votos. A cidade confiou nele, mesmo com um mandato obscuro sem transparência e autoritário.

Ninguém mais quer repetir aquelas cenas. O Governo Democrático e Popular de Paulo Hadich, até porque o grupo que hoje esta na administração fez parte das lutas contra a corrupção, vem criando mecanismos de combate sistemático a corrupção. Criação da Ouvidoria, da Corregedoria, da Lei da Transparência, do acesso a informação e muito mais que virá.

O Ministério Público nos da com este trabalho a certeza de que os culpados por tantas feridas, não serão impunes. E assim podemos construir uma História de conquistas e não de atrasos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário