domingo, 4 de fevereiro de 2024

O Poder da Consciência, canção de João Lejambre no 14º Festiafro...

João Lejambre é um artista estradeiro, daqueles que fazem arte e música com liberdade e com um olhar pelo retrovisor, mas sem se esquecer de ver que o trem passa na estação.

O novo e o antigo, se misturam nas obras de João com o afeto e o cuidado de nunca abrir mão da consciência de um operário, com origem na roça, mas que acredita na transformação social.

Na ultima sexta-feira, dia 02 de Fevereiro, Lejambre conquistou o prêmio de melhor letra no FESTIAFRO, em Limeira/SP.

Uma letra que retrata o combate ao racismo, e que coloca a discriminação como um instrumento de luta de classes.

Abaixo letra e apresentação no Festival.

 PODER DA CONSCIÊNCIA 

Autor: João Lejambre 

Intérprete: João Lejambre e Banda 


O PODER DA CONSCIÊNCIA, canção de João Lejambre. 


Não tenho medo, nem de livro nem de bala

Qualquer lugar do mundo é o meu lugar 

Não me acostumei com chicote e com senzala 

A tirania nunca vai me dominar 

Sou o resultado de sonhos, lutas e dores

Me demoliram mas eu sei me reinventar 

Com a tinta desse mundo, transformei todas as cores

E o meu arco-íris ninguém vai apagar

Depois de toda noite escura 

Por mais que seja dura

Vem uma nova manhã 

Minha consciência é semente 

De um ser humano diferente 

Para um diferente amanhã.


Casa, comida, bom senso no poder

Água, floresta e vida pra valer

Terra pra quem trabalha 

E vida pra viver


Estou no meio do povo que sabe

Que liberdade se faz com as mãos

Estou com as mães que choram seus filhos mortos 

Por fome e bala, sempre sem razão


O amor está no meio do povo 

Que não foge à luta e que reparte o pão 

Não quero guerra, mas não fujo à luta 

Não sou recruta, eu sou seu irmão 


Nosso passado já foi roubado 

Nosso futuro também será 

Enquanto velhos piratas de farda e gravata

Escreverem a história nada vai mudar 


O perigo está em se acostumar 

Com a "nova senzala" e com o apartheid cristão 

O que vale é a paz, o que vale é a vida

Se teu Deus é amor, tamo junto irmão.



Um comentário:

  1. Valeu Janjão, sempre agradecido pela sua generosidade e amizade. (João Lejambre)

    ResponderExcluir