domingo, 20 de janeiro de 2013

O NOVO ASSUSTA?

Estreando blog novo, agora com uma nova etapa em minha vida política. Fui durante trinta e dois um militante de lutas sociais que em minha cidade sempre fui oposição. Como tal tinha sonhos e projetos de uma Limeira, onde valores e prioridades fossem invertidos. Onde os trabalhadores e os pobres, tivessem vez e voz. Onde valores até então considerados verdadeiros pelas elites que estavam no poder, deveriam ser substituídos por conceitos e cultura dos de baixo.

Foi com esta concepção que construímos o projeto vencedor nas eleições de outubro do ano passado, "Um Novo Tempo para Limeira". Para nós, fazer reformas administrativas, obras e programas sociais, que governos encastelados há mais de 30 anos nunca o fizeram, não é o mais importante. Reformas qualquer governo de direita, um pouco bem intencionado faz. Nosso desafio é criar novos valores. Não na retórica, mas nas atitudes praticas, nas ações do cotidiano.

Ser governo hoje, é ter um olhar no futuro, no ultimo dia da gestão. O Prefeito Paulo Hadich, diz sempre em seus pronunciamentos públicos, que ele não sabe qual seria seu primeiro ato no exercício de administrador. Mas o ultimo, este sim, tinha clareza de qual seria. Sair da Prefeitura com a missão cumprida, de ver sua cidade redimida de décadas de humilhações, de manchetes nos jornais de escândalos de corrupção e de recordes de péssima qualidade de vida. 

O Novo é fazer a diferença, sair da mesmice, do discurso ideal mas uma prática do mais do mesmo. Ter uma relação com a imprensa de dialogo e de respeito e não de cala a boca com pagamento de jabá. Se relacionar com a sociedade civil, criando mecanismos e espaços reais de participação popular e não factoides. Usar da autoridade do cargo para promover a harmonia e a solidariedade e não o controle através da arrogância e da força. Respeitar a autonomia do Legislativo, nunca prende-lo no dando que recebe. 

Estes são os desafios, os quais o novo governo deve ser o protagonista. Porém os demais agentes da sociedade, Imprensa, Partidos, Ongs, Igrejas, e outros, devem focar que uma cidade moderna, desenvolvida e com paz e justiça social, se faz rompendo culturas do individualismo, de interesses corporativos e de grupos. O Novo deve superar o velho.

Por isto não entendo, porque parte da mídia e uma minoria de agentes da sociedade, tentam enterrar o novo governo, em menos de vinte dias de seu inicio? Não entendo os pelos em ovos, as matérias e discursos derrotistas e sem sentido. 

Este governo é de unidade na diversidade. Não pretende ser unanimidade, mas pretende ser coletivo, proporcionar o dialogo e atuar com muita responsabilidade. A critica é necessária, a oposição política também  mas os interesses da cidade devem vir em primeiro lugar. Assim não sei porque o novo assusta tanto. 

Um comentário:

  1. Janjão, que maravilha poder acompanhar sus idéias através deste blog. Apesar do pouco tempo que o conheço, tenho por você muito respeito, pela grande liderança que ocupa no nosso grupo que se dispõe a formatar este Novo Tempo para Limeira. Um grande abraço e obrigado por esta oportunidade.
    Marco Antonio Pinheiro

    ResponderExcluir