domingo, 18 de janeiro de 2015

A CRIMINALIZAÇÃO DA POLÍTICA

Outro dia fiquei abismado, ao conversar com um garoto de dezesseis anos sobre politica. Ele afirmou com todas as letras de que o exercício de se fazer politica (não com estas palavras, é claro), é para quem quer ganhar dinheiro, roubando do povo. E foi além disto. Nenhum politico presta, todos são corruptos. E ao navegar nas redes sociais e nas ondas do radio, bem como na tela da TV, a uma unanimidade, de criminalizar a politica e quem a faz.

O Prefeito Paulo Hadich (PSB) de Limeira, em entrevista ao Portal G1 de Piracicaba, no final de 2014, já levantava, esta campanha de denegrir o ato da politica. E ao estudar a fundo a questão, nos deparamos de onde vem, esta descaracterização.

Dos Meios de Comunicação, que diariamente, trabalham os políticos como inimigos do povo, não conseguem e não querem separar o joio do trigo ou politico bom é o da conveniência, como foi Aécio Neves. O Judiciário, que muitas vezes transforma as sentenças, em deliberações de cunho ideológico. As classes mais abastadas e seus seguidores em setores da classe média que reproduzem o ideário da criminalização.

Nas manifestações de Junho e Julho de 2013, esta politica, ficou clara, quando os manifestantes, agrediram verbalmente e fisicamente militantes de Partidos. E claro eram todos de esquerda. Enquanto estes pitbulls com déficit de leitura, usavam da violência, as mídias cumpriam o seu papel de dizer que “bandidos” eram os Partidos de Esquerda, que financiavam para fazer baderna, nas manifestações “cívicas”.

A politica é a arte do convencimento, já diziam os gregos. O exercício dela é fundamental para a administração de nações. Não são técnicos que governam e sim políticos. A natureza do Estado é ideológica. Só os Partidos é que podem ter projetos de País. Os Partidos são (ou deveriam ser), o conjunto de ideias da sociedade, traduzir isto em programas e ações. Não há como abrir mão do fazer politica.

A distorção nos Partidos e grupos políticos. Isto não se deve negar. A corrupção é um destes graves delitos, que hoje ataca de A a Z dos políticos, bem como de empresários e lideranças da sociedade civil. A forma com os Partidos Políticos são organizados no Brasil, contribui para a despolitização acerca da importância da politica. A maioria deles são de fachada, não tem vida orgânica, tem donos e caciques.

No entanto, não é certo, condenar o exercício politico, como criminoso. A pratica baseada na Ética, em um programa de governo, de forma democrática e plural, é saudável. Muitos fazem da politica sua profissão de fé e não seu pé de meia ou fonte de chulamente como se diz por aí: Se dar bem na vida.

A Criminalização afasta as pessoas, em especial os mais jovens do engajamento politico, único forma de buscar mudanças na sociedade. A criminalização, favorece ainda mais a fisiologia na politica, pois tira da mesma a sociedade como instrumento de fiscalização do politico. A criminalização, beneficia projetos de concentração de renda e poder.

Assim mais do que nunca, defendo Reforma Politica Já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário