domingo, 4 de janeiro de 2015

O CAPITALISMO NÃO SOBREVIVE SEM CORRUPÇÃO

Nesta semana no Pergunta que Não quer calar em minha página no Facebook, fiz a seguinte indagação : Você acredita mesmo que a Corrupção no Brasil, começou com o PT?. Acha mesmo o caso Petrobras o maior da História?. Foi um dos Quiz mais comentados até agora. O que mais se escreveu no post, foi que a Corrupção é mais antiga das antigas praticas ilícitas do ser Humano. Neste quesito todos concordaram. Mas hei de discordar em um ponto o Histórico.

Que desvios de recursos públicos ou enriquecimento ilícito, tiveram inicio desde a pré História ninguém duvida. No entanto a de se notar que em sociedades como a de impérios como a dos Romanos e mesmo na Sociedade Feudal, estava claro e transparente como se enriqueciam as elites então no poder. Fazia parte da divisão de classes, quem podia ou não se apoderar da propriedade alheia.

Com o surgimento do Capitalismo, a Democracia passa ser o sistema de Governo Universal. Seus preceitos diz que todos tem direitos a voz e vez. Na pratica o vez é questionado, quando estudamos a natureza do Capitalismo. A concentração de renda, através da exploração do trabalho, recria duas classes sociais, a dos Trabalhadores que vendem sua mão de obra e dos patrões donos dos meios de produção que exploram a força de trabalho.

Ok, mas todos tem direitos e oportunidades, certo?. Não errado. Se vivemos em um regime onde um explora a força do outro, logo o primeiro “ganha” mais em detrimento do segundo. Ninguém acredita que um Bilionário chegou no topo da riqueza fruto de seu trabalho, né?. Ninguém acredita na História do cara que ficou Rico, sendo Camelo, né?. Bom mas como esta equação acontece?. De duas formas, a exploração da Mais Valia (não vou entrar nisto hoje) e claro a constante e generosa ajuda do Estado.

O Estado cumpre a sua parte no Capitalismo, garantindo leis mínimas de livre mercado, incentivando monopólios, oligopólios, trustes e outras coisitas mais. Mas este mesmo Estado, tem agentes que operam para os Capitalistas. E é aí que a Corrupção entra como instrumento. Uma mão lava a outra e aí, as benesses do Estado em Leis e atitudes, são retribuídas com mesadas polpudas, quase sempre a políticos com votos e seus apaniguados.

O brilhante Sociólogo Alemão do século XX, Robert Kurtz que infelizmente nos deixou em 2002, já trabalhava este tema. Dizia ele que o Capitalista não gosta de Transparência, ela é democrata, e as elites detestam a Democracia. Kurtz diria mais, a Corrupção é o principal braço do Crime Organizado, e para que ela funcione e perdure para todo sempre, o Estado a tem que institucionalizar.

A toda regra a exceções. Não julgarei este ou aquele governo, como Corrupto ou seja que tenha a corrupção como politica de governo. No entanto ela esta incrustrada nas entranhas do serviço público, mesmo o chefe dele não fazer parte da bandalheira.

Penso que é preciso, escancarar esta discussão. Não com discursos moralistas ou de disputas partidárias de quem roubou mais ou permite a roubalheira. É preciso criar mecanismos que consagrem a participação cidadã nas decisões públicas e seu total controle social.

Mas isto é tema de outro texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário