domingo, 22 de março de 2015

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE?

Certa Vez o Vereador Wilson Cerqueira, me disse que em se tratando de Direitos Humanos, não existe meio termo. Resumindo, ou se é a favor ou se é contra. É certo que boa parte das pessoas tem dificuldades em compreender, o que são e sua importância. Há muita desinformação. Principalmente das instituições que não conseguem trabalhar o conceito como fundamental para uma Cultura da Paz e de Garantias de Direitos.

Por exemplo a Educação ainda não trabalha no processo pedagógico a concepção de Direitos Humanos em seu currículo. Há algumas parcas experiências, importantes, mas insuficientes. É através da escola que se pode constituir um desenvolvimento na criança de respeito as diferenças, de um espirito de solidariedade, de defesa de direitos constituídos.

Outra instituição deveras necessária para a Sociedade é a Imprensa. Família, Escola e Comunicação, este tripé é comum a todas as pessoas, convivemos em torno destas instituições todos os dias. A imprensa e todos os veículos de comunicação, passam a ser fundamentais, na massificação de conceitos e culturas. Nosso povo se orienta sim pelas imagens da TV, pelas ondas do Radio, pelas redes sociais, por Jornais e Revistas.

E aí que a responsabilidade do intitulado por alguns como o quarto poder, cresce a medida que não trabalha em sua grade princípios norteadores de uma sociedade Democrática. A veiculação de programas sensacionalistas, que estimulam a violência, em especial sempre com os pobres, nunca contra os promotores do crime organizado, bem como uma cultura machista e homofóbica, estão estampadas em nossa mídia.

A onda conservadora e reacionária, a qual estamos acompanhando, tira das catacumbas, discursos que a muito não ouvíamos. Ganha força, defesas de governos Autoritários e Anti Democráticos. As ruas e a Internet tem sido contaminada, com manifestações racistas, de denegrir as mulheres e Gays. O individualismo e a intolerância me parece tem dominado noticiários e nossa vida cotidiana.

Um exemplo clássico de desrespeito e ao mesmo tempo de desserviço a informação, é matéria “De Bandidinhos e Bandidões”, publicada hoje na página 09 do Jornal a Gazeta de Limeira, assinada pelo Jornalista Ricardo Galzerano. Os ataques do Jornalista, são velhos e improdutivos para quem quer uma Sociedade de Paz e de respeito. Distorce o conceito de Direitos Humanos e esconde as raízes e os verdadeiros criminosos, aqueles do colarinho branco, e manda pra fogueira os pés de chinelo. Defende a maioridade penal, mas não tem coragem de defender como crime hediondo a corrupção e o trafico de drogas e outros.

Penso que não há meio termo para questões vitais para o bem estar e a vida do ser humano. Não há como remediar. O tempo do olho por olho dente por dente já terminou. Ou melhor deveria, terminar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário