sexta-feira, 17 de abril de 2015

O QUE È UM TROLL ?

Você é um Troll e faz parte de um grupo de Trolls. Por isto não te reconheço nesta rede social. Ouvi isto de um internauta falando a outro internauta. Na verdade o trecho desta conversa foi fruto de uma pesquisa que fiz nas redes, após uma dica do companheiro Wilson Zanetti, que vem refletindo igualmente a mim, sobre o comportamento das pessoas, no Facebook, no Twitter e na rede de computadores em geral.

Ele como eu, após ler seu email como a dica/preocupação, fui ao Wikipédia, digitei Troll no Google e apareceu dois arquivos. O primeiro diz respeito a uma figura folclórica e mitológica da região da Escandinávia. Diz respeito a uma criatura parecida com um Ogro, feia e assustadora, mas dócil e trabalhadora. O segundo ao contrario do primeiro nada tem a ver, com a figura da terra dos Vikings, trata-se de um aspecto comportamental nada carinhoso ou bondoso.

Um Troll é uma gíria da internet, derivada da expressão Troolling for suckers, tradução: lançando a isca para os trouxas.

O Troll representa uma pessoa cujo o comportamento cibernético, tem como objetivo rotineiro de no cotidiano, provocar e enfurecer outras pessoas das quais discorda. Seu comportamento é como um teste de ruptura da etiqueta e do respeito ao pensar e agir diferente ou as vezes disseminar maldades gratuitas e sem sentido.

Este ser digital, irrompe em tentativas de desconstruir imagens e moral. A desestabilização, é cruel e não tem lugar para o bom senso, ou a liberdade para ser convencido. O Troll é sempre o dono da verdade, ele não dá espaço para o debate fraterno. Geralmente sua tarefa é confundir o interlocutor, deixa-lo na irritação, faze-lo perder a cabeça ou abandonar, a discussão. Aconteceu de internautas, abandonarem seus perfis nas redes, por conta da ação de Trolls.

Os mais notáveis na vida como Troll, são os da disseminação da ignorância. Gostam de xingar, ofender, até para esperar uma reação do ofendido na mesma medida e aí baixar de vez o nível da postagem e com isto desconstruir o objetivo dos textos. Os Trolls neste quesito baixam o nível mesmo. Um outro muito conhecido é o Intelectual. Ele até tem conhecimentos, estuda e pesquisa, mas sua intenção é rebaixar o oponente, quase sempre questionando o nível educacional.

Ultimamente os Trolls tem se organizado em grupos. Costumam ser poucos,mas aos escolher temas e assuntos de apelo popular, arregimentam trolls inconscientes. Por exemplo o discurso de ódio as esquerdas, e em especial ao PT, basta meia dúzia de Trolls despejar toda violência verborrágica e midiática, para crescer o numero de adeptos a este assunto.

O Troll trabalha muito com a ideia do senso comum. O alimenta com seus jargões quase sempre conservadores e de fácil compreensão. Homossexuais, Negros, Mulheres e políticos de esquerda são vitimas preferenciais das táticas e discursos desta turma.

O Troll também pode criar e cria os Fakes, fantasminhas da rede.  
Como Combater ? Bem a mais eficaz é ignorar, excluir de seu perfil e em caso de desrespeito e agressão uma boa ação judicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário