segunda-feira, 29 de abril de 2013

SOLIDARIEDADE AO COMPANHEIRO RONEI


Estou acompanhando com muita tristeza e preocupação o que vem acontecendo com o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Limeira, Ronei Costa Martins. Um problema pessoal, que se ficasse só no campo de família, já poderíamos lamentar, aja vista que um relacionamento termina de forma trágica. Mas a partir do momento em que há indícios de aproveitamento político de uma questão pessoal, minha preocupação aumenta. Tenho a convicção de que nenhuma acusação ao Vereador é verídica, posso atestar.

Conheço Ronei desde 2002, quando um garoto de 21 anos se apresentou a mim, dizendo que pretendia ser Ator e que o circo era para ele uma referência de arte. Lembro-me de um Seminário da Juventude Petista, naquele mesmo ano, o menino Ronei, me fez vir as lágrimas com a performance de Clown do texto o Analfabeto Político de Bertold Brecht. A partir daí comecei a prestar maior atenção naquele jovem. Fui um dos primeiros a enxergar a capacidade de fazer politica de Ronei, sabia de seu grande potencial. Assim defendi internamente no PT que ele fosse candidato á Vereador em 2004, não sendo eleito por míseros dois votos.

Estivemos juntos na primeira tentativa da direita em destruir com o Jovem politico e consequentemente atingir a esquerda da cidade. O processo pedindo sua cassação foi uma das mais ridículas ações já pensadas e implementadas na Câmara Municipal. A mobilização Popular e o Partido dos Trabalhadores, evitou que o Vereador fosse cassado por um suposto crime até hoje não provado, de desacato á funcionário público. Já em sua Eleição como Vereador, outras acusações e golpes, foram desferidos ao companheiro. Mas a unidade das esquerdas e em especial com os Vereadores Paulo Hadich (PSB) e Mario Botion na época, fortaleceu um campo de oposição capaz de se proteger dos ataques e de serem um dos responsáveis pela cassação de um Prefeito envolto em suspeitas de corrupção.

Ronei foi eleito com uma das maiores votações dos últimos dez anos. Eleito foi na coligação que elegeu Paulo Hadich como Prefeito da cidade. Não foi pouca coisa que este menino ajudou a fazer. A quebra de paradigmas, entre elas de que é possível fazer política com ética e com honestidade, foi e é uma das principais bandeiras deste jovem e do grupo que governa Limeira. Esta vitória, agradou a maioria da população que confiou e continua com a esperança nas mudanças e elas já estão acontecendo.

Mas um ampla minoria que sempre foi beneficiada pelo poder, hoje perdeu os privilégios que tinha, muitos nada republicanos. Os ataques sofridos pelo Governo e de seus aliados, entre eles o Presidente da Câmara é sem dúvida vindos de um grupo que foi responsável pelo atraso político, econômico e social. Responsável pelas condições deploráveis em encontramos a Prefeitura, com marcas visíveis da corrupção.

Não tenho dúvidas que o aproveitamento de uma questão pessoal tentando transforma-lo em uma questão política, não tenta atingir só o Vereador Ronei Costa Martins. É a velha tática, de tentar nivelar por baixo, os adversários, joga-los na mesma fétida latrina. O plano (vão me chamar de maquiavélico), é o de denegrir imagem e currículos, serviços prestados a população e aí nos colocaremos no mesmo vão de cultura política.

Este Governo e o Vereador Ronei na Câmara tem sido coerente, com o discurso de campanha. Vem sendo transparente em suas ações, democrático e de participação popular e isto incomoda os que se refestelavam no poder.

Expresso neste texto minha ampla solidariedade ao companheiro Ronei. Externo o sentimento de dezenas de militantes que querem uma cidade com uma mentalidade moderna de um jeito de se fazer política, abrindo mão de golpes e acusações levianas e mentirosas. Força companheiro, venceremos mais uma.

2 comentários:

  1. Eh Janjão. O lobo perde o pelo, mas não perde o vício. Os de sempre continuam fazendo o que sempre fizeram, conseguindo os mesmos resultados, ou seja, tentando enfiar todos no lixo que geram e vivem. Mas já há sinais que a "vida inteligente" de Limeira está começando o ter voz e vez e é aí que "eles" ficam incomodados. Sempre em frente, sem esmorecer...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Janjão... Coisas que nem eu mesmo lembrava mais e que faz parte da nossa história!

    ResponderExcluir