domingo, 24 de fevereiro de 2013

ODÉCIO DEGAN: A CAMINHO DA PAZ


Em 1975, o Governo Federal através do BNH (Banco Nacional de Habitação), criou mais um dos programas populistas daquele regime, sem muita argumentação de valia social e sustentável. Depois de vários projetos que serviram apenas como propaganda para os militares, surge o PROFILURB- Programa de Lotes Urbanizados-, que consistia em dar infra estrutura para as famílias que viviam em favelas, construírem no próprio local sua moradia. Em Limeira, o Governo do então Prefeito Jurandir Paixão, abraçou o programa nos anos 80. No entanto, já em 1983, proibiu através de legislação especifica, a favelização de áreas públicas. Isto causou o aumento estrondoso de trabalhadores Sem Casa. Aí se implantou o Profilurb, na região do Parque Hipólito. Completamente sem estrutura, e presença do Estado, o bairro, viveu e vive até hoje em um estado precário.

O modelo do Profilurb, foi desenvolvido mais tarde na década de 90, pela gestão do Prefeito Paulo D’Andreia, também fazendo parte do processo de desfavelização e da mesma forma que os Militares fizeram, como meio propagandístico do governo, cobrado por não dar respostas efetivas ao enorme déficit habitacional do Município. Foi assim que nasceu o bairro do JD. Odécio Degan. Boa parte das famílias que abrigaram as mais de 500 casas, do residencial, viviam o drama da sub habitação. Seguindo o modelo do Profilurb, o município entregava um lote de 150 metros ou um pouco mais, com 40m de construção. Dois cômodos e banheiro, cabendo ao morador na medida do possível ampliar sua construção.

Locar famílias em lotes ou casas, mal planejadas até do ponto de vista da arquitetura, sem infra estrutura básica e muito menos programas e serviços públicos, sempre foi a tônica dos governos de nossa cidade desde os anos 70 do século passado. Este quadro ocasiona problemas sociais graves. Com o aumento da violência e a institucionalização do crime organizado no País, em função da completa ausência do Estado, a situação em especial em bairros periféricos e distantes do centro da cidade se agravou.

O JD. Odécio Degan, era um local até a ultima sexta-feira (dia 22 de Fevereiro), dominado pelo crime organizado. Um Bairro onde sua maioria são de trabalhadores e gente honesta, estava submetido as regras do trafico de drogas. A relação era de terror, criando um verdadeiro estado de sitio. Ninguém podia fazer nada, sem a autorização dos chefes do crime. Crianças e Jovens eram recrutados ou obrigados (conforme relato de uma moradora), a trabalharem para os Bandidos. E o município até então nada fazia. Era total a ausência de serviços públicos no local. O Centro Comunitário, servia de ponto para o Trafico só para se ter uma ideia da situação.

O Projeto “Este Bairro é Meu”, foi pensado na campanha Eleitoral que deu a vitória ao Prefeito Paulo Hadich(PSB). Tínhamos um diagnóstico da cidade, de que era preciso ser efetivo e prático nas ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabíamos que o descaso com os serviços públicos eram gritantes, que boa parte dos problemas sociais eram de responsabilidade do poder público. Para isto teríamos que retomar os serviços, se fazer presente, nos bairros e nas regiões de forma permanente. O Odécio Degan, consistia do mais grave de todos. Foi preciso combinar uma operação inédita em nossa História de integração das policias com a entrada dos serviços sociais.

Felizmente começamos nossa estratégia bem. Levar qualidade de vida a toda a cidade é o compromisso da Coligação “Um Novo Tempo para Limeira”. Não faremos factoides, ou assumiremos compromissos dos quais não cumpriremos. Porem pensar em Qualidade de Vida, é o inicio de propiciar a todos o sentimento da Paz. 

Em seu discurso no Bairro Odécio Degan, o Vice Prefeito Antônio Carlos Lima enfatizou” É comum em vários governos, iniciar um mandato anunciando a construção de uma ponte, de um viaduto, de uma estrada. Nós estamos iniciando invertendo esta lógica. Nosso anuncio é de que iremos levar qualidade de vida a população e que nossa prioridade é a questão social”. 

2 comentários:

  1. Janjão, quase toda a população limeirense está aplaudindo a iniciativa. Na rede social, apenas alguns filhinhos de papai ligados a partidos políticos e pessoas que tentaram eleger candidatos que foram derrotados nas últimas eleições ficaram insatisfeitas com o sucesso obtido no “Este Bairro é Meu”. Dizem por aí que esses indivíduos estão tirando as calças e pisando em cima; outros iniciaram tratamentos psicológicos. Fazer o que, né mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Janjão, o Prefeito Paulo Hadich inicia sua administração marcando sua preocupação com a melhoria de vida da sociedade. O que aconteceu no Degan deixou bem claro que temos na Prefeitura um responsável gestor somado a um bom delegado. A cidade poderá se beneficiar muito disso. Quanto àqueles que criticaram a ação, é bom lembrar que nenhum deles mora naquele bairro e provavelmente jamais foram até lá. Ou será que foram lá comprar alguma coisinha!!!!!

    ResponderExcluir